Nem todos os estabelecimentos necessitam apenas de pisos que contribuem para a estética de seu lugar, mas sim, que proporcionem uma funcionalidade e que estejam de acordo com determinadas normas.
E é por isso que é importante estar atento à algumas normas e, também, aos pisos vinílicos e a RDC 50 da Anvisa (Resolução da Diretoria Colegiada).
O que é a RDC 50 da Anvisa?
A RDC 50 da Anvisa é uma norma técnica que tem como principal objetivo estabelecer em áreas consideradas críticas e semicríticas, pisos que possuam impermeabilidade inferior ou igual a 4%.
Esta norma é comumente utilizada em projetos de ambientes voltados para a área da saúde, os quais não podem contar com simples pisos de benefício estético, mas sim pisos que atendam às necessidades já pré-estabelecidas.
E não há dúvidas de que os melhores pisos para estes tipos de ambientes são os vinílicos, os quais são, até mesmo, recomendados pela própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nestes locais. Pisos vinílicos com mantas são essenciais nestes locais porque não apenas estão adequados ao regulamento, como também são sinônimo de durabilidade.
Quais são as áreas regulamentadas pela RDC?
A RDC categoriza os locais em três diferentes áreas. As áreas críticas são aquelas que costumam contar com a realização de procedimentos de riscos, onde existe uma maior possibilidade de infecção. Já as áreas Semicríticas são todas aquelas que contam com a presença de pacientes com doenças infecciosas com baixa chance de transmissão.
A terceira, e última categoria, são as áreas não críticas, compostas por, basicamente, todas aquelas áreas hospitalares que não contam com a presença de pacientes.
Peça já um orçamento
Ficou interessado nestes chamados pisos vinílicos, os quais são indicados não apenas para locais de saúde, como para diversos outros ambientes? Em nosso site você encontra os melhores pisos vinílicos existentes no mercado, ideais para os pisos de casas e estabelecimentos como um todo.