Piso Vinílico x Piso Laminado

Você prefere piso vinílico ou piso laminado? São opções que podem parecer extremamente semelhantes ao comprador. E é por isso que você precisa saber a diferença entre as duas possibilidades, para que não se deixe levar somente pela aparência e fazer a escolha certa.

Em primeiro lugar, o piso vinílico é um tipo de peça que pode apresentar diferentes estilos de estampas, para combinar conforme o ambiente em que é instalado. Por outro lado, os laminados são pisos que imitam a madeira, embora sejam fabricados de maneira convencional. De fato, os dois estilos são benéficos para residências.

Pode ser um pouco complicado fazer a compra de pisos para um imóvel, seja uma construção nova ou em reforma. Em suma, todas as pessoas desejam tornar o local mais agradável e seguir o que é tendência no mercado. Por isso, entender as diferenças entre piso vinílico e piso laminado é uma ótima ideia.

Conheça o piso vinílico

O piso vinílico é chamado também de piso de vinil ou mesmo piso de PVC. Assim, é um material produzido com cloreto de metila, que pode ainda possuir plásticos reciclados em sua composição. Desse modo, é um estilo ecologicamente correto, não causando nenhum impacto ao meio ambiente.

Os pisos vinílicos não são apenas modernos, como também trazem uma estética incrível e de destaque para o seu ambiente. Uma das grandes vantagens dos vinílicos é a facilidade na higienização e limpeza, que são feitas extremamente rápidas. Por isso, é um estilo comumente usados em clínicas e consultórios, locais que precisam estar livres da sujeira.

O conforto é algo que deve ser muito bem trabalhado e este é sem dúvidas um dos pontos mais fortes do piso vinílico. Assim, essas peças entregam conforto térmico, algo que dá uma ótima sensação para quem está descalço sob ele.

A acústica também se destaca, já que não são como aqueles modelos de taco, tão usados em escolas. Mas, basta uma pisada funda para que seja ouvido um estrondoso toc-toc. Longe disso, os pisos vinílicos apresentam um ruído baixo, fazendo com que sejam indicados para locais que abrigam crianças e idosos, por exemplo.

Conheça o piso laminado

O piso laminado, conhecido por alguns como ladrilho de madeira, é um produto sintético formado por várias camadas. A ideia principal deste modelo é simular a madeira, onde cada camada interna das peças é composta por resina de melamina e materiais de placa de fibra. Desse modo, é uma opção bacana para quem gosta do estilo rústico.

Os laminados possuem alta tecnologia em sua composição, oferecendo um custo muito menor do que a madeira de lei. Assim, é um estilo que ganhou espaço ao longo dos últimos anos, passando a ser popular para casas e apartamentos. Mas, também existem alguns que aguentam alto tráfego, podendo ser instalados em locais com alta circulação de pessoas.

A instalação do piso laminado não é das mais difíceis, basta apenas que o contrapiso esteja livre de qualquer sujeira e irregularidades. Além disso, ele pode ser assentado acima de cerâmica, madeira, pedra ou cimento.

É interessante contratar colocadores experientes. Afinal, ninguém quer deixar o local com desníveis. Além disso, é preciso que as peças tenham uma separação entre si, para que possam dilatar-se ao longo do tempo.

Piso vinílico x Piso laminado: quais as vantagens de cada um?

Piso vinílico x piso laminado? Qual deles é o melhor? Agora que você já conhece um pouco sobre os dois estilos, chegou a hora de falarmos mais sobre esse comparativo. Então, conheça vantagens e desvantagens de ambos, confira agora todos os detalhes:

Desvantagens do piso vinílico

A pigmentação do piso vinílico pode desbotar com o tempo, embora as peças tenham uma durabilidade de ao menos 15 anos.

Além disso, eles não são resistentes à água, por isso não podem ser instalados no lado de fora das residências ou em áreas úmidas. Afinal, é algo que pode prejudicar demais o seu desempenho.

Desvantagens dos piso laminados

Sabendo de todas as características dos pisos vinílicos, fica ainda mais difícil querer escolher um piso laminado. Assim como os citados “chãos de taco”, os pisos laminados também possuem uma acústica um tanto quanto complicada. Por isso, ao caminhar com salto pode gerar aquele “toc-toc” no ambiente.

Os pisos laminados possuem mais uma ponto negativo: a má relação deste material com os líquidos, que acabam manchando-os facilmente e desgastando-os. Além disso, qualquer líquido que seja derramado acaba deixando um cheiro impregnado.

Por isso, a criação de animais em ambientes com laminados não é uma boa ideia, já que a urina causará problemas.

Piso vinílico x piso laminado: Instalação

Os dois estilos podem ser instalados sob outras superfícies, sem que estas precisem ser removidas. Portanto, na disputa entre piso vinílico x piso laminado, podemos dizer que dá empate nesse quesito.

De fato, o ideal é que as duas instalações sejam feitas por profissionais.

Custo-benefício

Os pisos laminados possuem uma garantia que varia entre 5 e 16 anos, já os pisos vinílicos duram pelo menos 15 anos.

Em suma, o estilo de conservação é fundamental para determinar qual será a vida útil das peças. Por exemplo, se o tráfego for muito maior do que o recomendado, haverá problemas antes do tempo.

Onde eu encontro estes pisos?

Escolher um piso de qualidade é essencial para o conforto de todos os presentes no ambiente, seja em um local comercial ou residencial.

Essa é uma escolha que pode ser complicada, já que a disputa entre piso vinílico x piso laminado é acirrada. Por isso, avalie bem todos os detalhes antes de realizar a compra, assim você não vai errar neste momento.

A Piso Vinílico SP, que leva esse estilo em seu nome, é uma empresa capaz de entregar os melhores modelos do mercado, para que o ambiente fique perfeito.

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou deseja ter mais informações, entre em contato agora mesmo e peça um orçamento! A nossa equipe está preparada para lhe ajudar.

  • Você está interessado em: *