Conheça as normas da ABNT para segurança em playgrounds

Poucas pessoas sabem, mas existem algumas regras bem sérias sobre a segurança em playgrounds que devem ser seguidas à risca, e que pode acontecer até um fechamento do espaço pelo descumprimento dessas normas.

As normas da ABNT são simples e que não são difíceis de serem seguidas, um exemplo disso é a recomendação de que todas as superfícies sejam uniformes e horizontais, evitando assim acidentes e quedas.

Outra regra simples é a necessidade de que todos os degraus tenham exatamente o mesmo tamanho, e todos os espaços devem ser feitos de material que amortece a queda caso isso venha a acontecer, afinal de contas, estamos falando de um espaço onde cair é algo normal e pode até ser divertido dependendo da brincadeira.

Como deve ser a segurança adequada desses locais?

Pensando na segurança desse novo público que demanda desses espaços, já que os playgrounds vem sendo praticamente uma exigência para os moradores de condomínios e frequentantes de clubes que têm filhos, a ABNT criou a NBR 16071.

A NBR 16071 atualmente conta com 8 divisões de normas, e todas elas têm a função de manter regulamentado desde a montagem, manutenção até a utilização pelas crianças e seus acompanhantes.

Vamos explicar mais sobre a NBR 16071 para que você entenda exatamente como deve ser a segurança adequada nesses locais.

Vistoria e manutenções recorrentes.

A primeira das normas da ABNT em relação aos playgrounds, sejam eles de qualquer local, está relacionada à vistoria e manutenção correta dos brinquedos. De acordo com a ABNT, essas vistorias têm como função encontrar possíveis falhas nos brinquedos que podem fazer com que as crianças se machuquem.

Essa vistoria não precisa ser realizada por algum técnico ou funcionário que trabalhou na montagem do playground, qualquer pessoa incluindo os zeladores do local e os pais das crianças têm o direito de fazer vistorias regulares e devem informar o setor responsável sobre os problemas para que seja resolvido o mais rápido possível.

Por norma da ABNT, a vistoria feita por técnicos deve ser feita a cada seis meses, para que eles possam identificar possíveis problemas antes mesmo deles acontecerem e machucar alguma criança.

Primeira montagem dos brinquedos

Segundo a ABNT, todos os materiais utilizados na fabricação desses brinquedos devem ser atóxicos, ou seja, não ter nenhum resquício de material tóxico como seria o caso de tintas ou até mesmo de PVC.

Além disso, o playground só pode ser utilizado pelas crianças dias depois de sua instalação, para garantir que a tinta está seca. Ainda de acordo com as normas da ABNT, todos os brinquedos devem ter acabamento liso, sem texturas e sem nenhum tipo de lascas que podem ser cortantes.

A ABNT visa manter a segurança das crianças e de seus pais seguindo regras claras e rígidas para playgrounds, para que o momento de diversão não se torne um problema.

Gostaria de mais informações? Entre em contato conosco!

  • Você está interessado em: *