O piso antiderrapante para hospital é quase sempre uma das últimas coisas a ser lembrada quando se fala de ambiente hospitalar. Isso porque é algo tão óbvio de se ter que quase ninguém presta atenção nele.
Mas, assim como todo ambiente hospitalar, é necessário que regras se apliquem a ele para tornar o ambiente seguro e confortável para quem o visita.
Um dos fatores mais importantes a se considerar no piso hospitalar é que ele seja antiderrapante. Falaremos melhor sobre isso ao longo do conteúdo.
Qual é o melhor piso antiderrapante para hospital?
Dentro de um hospital, o arquiteto responsável pela estruturação dele, deve levar em conta trabalhar com produtos que tenham alta durabilidade.
Isso porque como o hospital é um lugar onde há muito trânsito de pessoas, produtos que não tenham essa alta durabilidade podem ocasionar transtornos e atrapalhar a rotina do local caso precise de reformas.
Ainda que a escolha do piso tenha que ser feita de acordo com cada parte de um hospital, todos os produtos devem atender as determinações que a Anvisa propõe.
O melhor piso antiderrapante para hospital é o piso vinílico em manta. Ele conta com uma boa durabilidade, grande resistência e é fácil de limpar.
A grande vantagem de poder fazer uso desse tipo de piso é que eles possuem selo Sestentax, isso significa que são avaliados e atestados como corretos e sustentáveis.
A grande dúvida que persiste quanto a isso é sobre o modo de usar o material em cada tipo de área, pois cada lugar tem uma necessidade diferente.
Quais locais importantes para usar o piso?
Há vários tipos de pisos antiderrapantes no mercado e cada um atende um tipo específico de função. Os principais são:
- Porcelanato e piso de cerâmica;
- Placas cimentícias;
- Pedras;
- Emborrachados;
- Ripados.
Nos locais considerados críticos ou semicríticos, os pisos de hospitais devem ter uma impermeabilidade menor ou igual a 4%. E essas áreas são todos os lugares que possuem um alto risco de contaminação e infecção, como as UTIs, salas de cirurgia, bancos de sangue, etc.
Uma das exigências é que o piso seja sem emendas para que nenhuma sujeira possa ficar retida por lá. Os locais então que precisam de uma atenção, são:
- Escadas;
- Rampas;
- Corredores.
Esses são os que mais possuem fluxo e as chances de acidente por escorregão podem ser maiores nesses lugares, por isso a atenção deve ser redobrada.
O piso escolhido deve contar com segurança biológica, boa assepsia, garantir o fluxo intenso de pessoas, aguentar o transporte de materiais e de pacientes acamados. O material deve ter resistência o suficiente para não deteriorar com uso de produtos.
Por fim, as especificações sobre piso podem ser muito abrangentes. O ideal é que você busque por uma empresa que faça esse tipo de serviço e te ofereça a melhor opção seguindo todas as normas e requisitos necessários.
Por isso, entre em contato com a Piso Vinílico SP e veja as opções principalmente de pisos vinílicos disponíveis para o ambiente hospitalar que estão disponíveis.