Quem já foi aluno algum dia sabe o quão complicado é realizar uma obra em uma instituição de ensino, não é mesmo? No entanto, existem algumas formas de evitar transtornos nesse sentido, sobretudo quando o assunto é troca de revestimentos. E é por isso que você precisa aprender a como planejar a troca de pisos de uma escola.
O fato é que a falta de planejamento pode resultar em diversos problemas em uma obra, ainda mais em escolas. Afinal de contas, estamos falando de um local que normalmente conta com centenas de crianças e adolescentes em praticamente três períodos: manhã, tarde e noite.
Sendo assim, é preciso encontrar formas de fazer com que a troca de revestimentos em uma escola não afete de maneira nenhum os estudantes. São muitos os cuidados que precisam ser tomados, alguns por questões de segurança física mesmo, mas que não são difíceis de serem adotados.
Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como planejar a troca de pisos de uma escola e evitar dores de cabeça. Além disso, falaremos também sobre a importância da escolha de revestimentos com determinadas características que são tidas como indispensáveis para o ambiente escolar.
Ao planejar a troca de pisos de uma escolha, opte por períodos de pouco movimento
Uma das dicas mais importantes para você que busca planejar a troca de pisos de uma escola é justamente optar por períodos de pouco movimento. Afinal de contas, quanto menor for a quantidade de estudantes e professores na instituição de ensino, menor será a chance de atrapalhá-los durante os períodos de aula. Confira alguns períodos comuns:
1. Férias
As férias de verão e inverno são sem sombra de dúvidas os melhores períodos para se realizar obras em uma instituição de ensino. Isso porque estamos falando dos períodos em que a escola se encontra praticamente vazia, sem estudantes e nem professores nas salas de aula.
Sendo assim, se você busca planejar a troca de pisos de uma escola, tente realizar a obra durante o período de férias. Normalmente, as férias demoram pouco mais de dois meses, entre dezembro e fevereiro – tempo o suficiente para realizar toda a troca de revestimento na instituição.
Dessa forma, você não precisará se preocupar em ter que estar sempre atento para verificar a presença de crianças perto da obra. Da mesma forma, não estará prejudicando de forma alguma os estudantes durante o ensino, visto que eles não estarão no local – sendo possível fazer barulho a vontade.
2. Últimas semanas do ano
Se iniciar obras em uma instituição de ensino durante as férias for um problema, talvez a solução seja tentar condensar o máximo possível de atividades nas últimas semanas do ano. Isso porque, normalmente, as escolas costumam ficar mais vazias conforme o ano letivo vai se encerrando, por conta do término de provas e trabalhos.
Sendo assim, ao planejar a troca de pisos de uma escola para as últimas semanas do ano, você provavelmente encontrará o ambiente muito mais vazio. Isso é ótimo para que não haja tantos transtornos em relação ao trânsito de alunos de um lado para o outro e, também, ao barulho da obra.
Foque na segurança ao planejar a troca de pisos de uma escola
Outro ponto extremamente importante que você precisa ter em mente ao planejar a troca de pisos de uma escola é a segurança do local. Isso porque toda obra envolve o uso de máquinas e ferramentas, as quais podem ser perigosas para crianças que, obviamente, estão inseridas em instituições de ensino.
Sendo assim, caso a obra seja realizada ainda durante o ano letivo, é extremamente importante contar com um funcionário que fique observando as máquinas e o entorno do assentamento. Da mesma forma, ele precisa se certificar que não haverão retalhos de revestimentos espalhados pela escola e que sejam um perigo para os estudantes.
O local também precisa estar muito bem sinalizado, justamente para que os estudantes não acabem entrando na área de assentamento e provocando um acidente. Todas essas questões precisam ser levadas em consideração para o bem da obra e, principalmente, dos alunos.
Escolha o piso certo para a sua escola
Ao planejar a troca de pisos de uma escola é extremamente importante que você também fique atento ao modelo selecionado. Afinal de contas, nem todos os revestimentos são confortáveis e seguros, características que precisam estar presentes em pisos de uma instituição de ensino.
Pisos para escolas é com a Piso Vinílico SP
Se você está começando a planejar a troca de pisos de uma escola, saiba que poderá encontrar as melhores opções na Piso Vinílico SP. A marca é referência na distribuição de revestimentos vinílicos e conta com modelos de destaque para instituições de ensino, os quais prezam pelo conforto e segurança.