Entenda a importância do rodapé

Os acabamentos são parte determinante para o design de um local, pois são os detalhes que tornam cada ambiente único e especial. A utilização do rodapé é interessante e pode também ser inclusa em outros pontos, não se limitando a parte estética de uma obra. Você vai entender a importância do rodapé.

O rodapé desempenha um papel amplo nos ambientes em que é utilizado, não sendo apenas mais um componente de acabamento. É indispensável para reduzir os riscos de infiltrações e quebras de paredes, por exemplo. Conheça também os materiais que são utilizados na produção de rodapés e seus variados estilos.

A importância do rodapé

Em certos momentos, construções ou reformas, as paredes, a pintura e os quadros são os únicos lembrados inicialmente, contudo, pensar e entender a importância do rodapé pode resultar em ambientes ainda mais bonitos e chamativos aos olhares. Os detalhes são o segredo que enriquecem cada lugar.

Hoje em dia, a colocação de rodapés é pensada desde o início de um projeto arquitetônico, nos quais profissionais da área colocam em suas apresentações, selecionando também os melhores materiais e os seus respectivos designs para aprimorar os detalhes do ambiente em questão.

Os rodapés são importantes também para evitar que as paredes sejam danificadas em contato com vassouras, aspiradores, além do contato com a água e a sujeira. Especialistas elencam como parte dos motivos para colocação de rodapés, isolamento térmico, reduzindo a deterioração dos demais materiais, como reboco, massa corrida e tinta.

Os principais tipos e detalhes para rodapé

São vários os tipos de rodapé no mercado e em geral, a medida ideal fica em torno de 10 centímetros de altura. Não são todos os materiais que aceitarão certos formatos ou cortes, tornando-se um ponto de estudo para não haver desperdício. Modelos com maior destaque: convencional, embutido e invertido.

Esse acabamento tão conhecido, traz consigo uma relação variada de detalhes, começando pelos clássicos, que são os lisos e se adequam a qualquer ambiente, aceitando todos os materiais disponíveis no mercado. Contudo, outros são recorrentemente utilizados, como aqueles que apresentam frisos negativos ou convexos, por exemplo.

Os melhores materiais

Quando se pensa em acabamentos de rodapé, consegue-se imaginar uma extensa relação de materiais, indo dos mais conhecidos como madeira até metais, contudo esse último é destinado para locais que passam por constante contato com limpeza. Além desses, os principais materiais do mercado são PVC, cerâmicas e porcelanatos.

Novos materiais são utilizados para dar esse tipo de acabamento e atualmente os mais indicados, levando em consideração o custo e durabilidade são os de PVC e porcelanatos. Levando em conta a parte estética, os de PVC seguem na linha por aceitar diversas cores e pode-se incluir mármore e MDF.

Entendeu a importância do rodapé? Aqui na Piso Vinílico SP entendemos que são itens essenciais para a beleza e conforto de imóveis. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento!

  • Você está interessado em: *