Atualmente é possível encontrar uma série de pisos vinílicos, que se diferenciam entre si principalmente devido as estampas que carregam. Além disso, eles podem ter a composição diferente, fazendo com que alguns durem mais tempo do que outros. Mas, quanto tempo dura um piso vinílico? Vamos responder aqui!
Quanto tempo dura um piso vinílico?
A durabilidade do piso vinílico varia conforme a linha. Assim, cada marca oferece uma garantia de tempo diferente da outra. Mas, de modo geral podemos dizer que o piso vinílico dura entre 5 e 15 anos. Entretanto, alguns fatores podem interferir nessa questão.
Em primeiro lugar, é preciso escolher o revestimento ideal, considerando as características do ambiente onde as peças serão instaladas. Aliás, não adianta fazer a escolha errada e depois culpar o fabricante. Em segundo lugar, é possível aumentar essa durabilidade colocando em prática alguns cuidados básicos.
Por falar em resistência, ela é associada principalmente a espessura do material escolhido. Assim, quanto maior for a circulação de pessoas no ambiente, mais grossos devem ser os pisos. Além disso, o piso deve ser escolhido conforme o ambiente onde será colocado, como casas ou escritórios, por exemplo.
É possível aumentar a durabilidade do piso vinílico?
A durabilidade do piso vinílico pode variar conforme os cuidados que o material recebe. Então, é fundamental seguir todas as orientações do fabricante em relação a limpeza e manutenção dos vinílicos.
Dessa forma, para que os pisos durem mais, a limpeza deve ser feita com a utilização de uma vassoura ou aspirador de pó, além de um pano úmido. Já em relação aos produtos de limpeza, é melhor apostar no detergente neutro ou em produtos voltados para os pisos vinílicos.
Os pisos vinílicos também podem ser instalados em ambientes comerciais, onde a circulação de pessoas é maior. Nestes casos, além da limpeza padrão, é possível fazer o enceramento das peças.
Em relação a manutenção, é preciso seguir as recomendações do fabricante, para não prejudicar áreas alheias.
Fatores que reduzem a vida útil do piso vinílico
O piso vinílico certamente irá durar menos tempo se ele for instalado em um ambiente externo. Aliás, essas peças são desenvolvidas, na maioria das vezes, para ambientes internos, longe da chuva e do sol. Dessa forma, não são resistentes à força da natureza.
Outro detalhe que pode comprometer a durabilidade de um piso vinílico é o ambiente onde é instalado. Por exemplo, se na caixa indicar que é para fluxo leve, mas for colocado na sala de espera de um consultório médico, por exemplo, com fluxo elevado, poderá danificar antes do tempo.
A Piso Vinílico SP trabalha com as melhores marcas do mercado, para satisfazer o desejo dos clientes. Agora que você já sabe qual é a vida útil dessas peças, tem um ponto a mais para levar em consideração no momento da escolha. Então, entre em contato agora mesmo e faça o seu pedido!