O piso vinílico é um revestimento de alta qualidade e fácil de limpar, entretanto, muitos cometem erros ao fazer isso. De modo que, isso compromete sua durabilidade e causa danos a peça.
É normal ter produtos de limpeza favoritos que damos preferência ao limpar nosso lar. No entanto, seja nele ou em um ambiente corporativo, tais pisos não aceitam bem a maioria deles.
Mas não se assuste porque a higienização do item é simples demais. Continue lendo então, para conferir os erros mais comuns e a forma correta da limpeza.
Quais são os maiores erros ao limpar piso vinílico?
Está na dúvida e quer saber se comete os principais erros na hora de limpar seu piso de vinílico? Confira então, abaixo, quais são eles:
- Aplicar solventes e derivados do petróleo: estes materiais desgastam a superfície do revestimento que pode se tornar escorregadio, o que aumenta os riscos de acidentes. Bem como, causam manchas, riscos, arranhões e corroem o material;
- Jogar muita água no piso: para limpar o material vinílico a água é um item necessário. Mas, seu uso deve ser cauteloso já que em excesso pode danificá-lo. Além disso, apesar de resistentes não se recomenda o uso deles em ambientes com contato frequente com água. Como banheiros, decks de piscina e áreas abertas;
- Limpar com sabão em pó: assim como os solventes, o sabão em pó desgasta as superfícies do revestimento. Logo, as deixando escorregadias e propícias a acidentes como tombos, por exemplo;
- Uso errado de cloro: ao limpar o piso esse item pode ser usado para matar microrganismo. Contudo, dispensar o cloro puro que pode causar manchas no revestimento. Utilize uma solução de cloro diluído a 3% e apenas passe e remova imediatamente. Nunca deixe de molho!
Como limpar piso vinílico corretamente?
O revestimento de vinílico é feito de PVC (cloreto de vinila) junto com aditivos e minerais. Uma de suas principais características está na sua sustentabilidade.
Mas, essa não se limita apenas a composição do material em si. Como também, vai até sua limpeza que exige uso de pouca água e outros produtos. Uma vez que esse revestimento danifica com o excesso de água como já vimos.
Para limpar o piso vinílico você precisará de: vassoura ou aspirador de pó, água, detergente neutro, rodo e panos secos. Com a água e o detergente, crie uma solução sem exagerar nas quantidades e siga o passo a passo:
- Comece removendo as sujeiras do chão com a vassoura ou aspirador;
- Em seguida, comece a aplicar a solução no piso utilizando um pano (ou um mop se tiver pois, facilita o processo). Sempre aplicando pouca água;
- Após o passo anterior é hora de enxugar, utilize o rodo e os panos secos e limpos;
- Mantenha o ambiente fora de uso por alguns minutos para garantir que seque por completo.
Fim, agora é só liberar o espaço para uso. Viu como é simples, fácil e econômico a limpeza desse revestimento? O melhor de tudo é que ele não exige nenhum tipo específico de produto!
Posso passar cera no revestimento vinílico?
A maior parte dos pisos de vinílico dispensam o uso de cera, por isso, sua utilização pode causar manchas. Desse modo, sempre confira com o fornecedor se o tipo de revestimento escolhido aceita bem a aplicação desse produto.
Em geral, quando sim, a indicação é usar cera acrílica com aplicação por mop. Sempre de acordo com as recomendações de quantidade descritas na embalagem do produto.
Se você gostou das dicas ou ainda possui alguma dúvida entre em contato conosco. Aproveite e compartilhe nas redes sociais para ajudar mais pessoas!